MMA são as três letrinhas mágicas do momento. A modalidade de luta ganhou destaque mundial e conquistou os viciados em adrenalina. As artes marciais mistas tomaram conta do cenário e tem até ator dando pinta de lutador por aí. O Esporte Espetacular acompanhou o treinamento de Dudu Azevedo, que interpreta o lutador de MMA Wallace Mu na novela Fina Estampa. A moda é nova e a onda dos ringues de luta vem crescendo cada vez mais. No entanto, o debate é antigo: o MMA é sinônimo de violência?
- Um atleta bem preparado, que é consciente, que respeita o adversário, a arte marcial como trabalho e a doutrina em torno disso tudo, é o que legitima o MMA como um grande esporte e justifica essa ascensão tão forte. Eu respeito muito o trabalho dos caras. Sinto-me honrado de estar contando a história deles - disse Dudu Azevedo.
Quem acha que pra representar basta imitar, está enganado. O ator tem que suar muito para treinar modalidades como boxe, jiu-jitsu e muai thai.
- É preciso treinar porque você não tem como contar uma história sem se apropriar um pouco dela. Pra fazer as pessoas acreditarem que você vive um lutador, você tem que respirar um pouco desse universo - explicou o ator.
Dudu Azevedo interpreta o lutador de MMA Wallace Mu na novela Fina Estampa (Foto: Reprodução/TV Globo) Tricampeão mundial de jiu-jitsu e com 14 vitórias em seu cartel no MMA, Ricardo Arona, de 33 anos, é amigo de infância de Dudu e treina o ator para a novela. O campeão não escondeu a dificuldade dos treinos, mas defendeu o amigo.
- O Dudu teve facilidade pra aprender, isso que é o mais importante. Porque o jiu-jitsu é uma luta detalhista, é uma luta difícil de pegar em pouco tempo. Ele é um cara que já pratica esportes, tem a flexibilidade pra pegar os movimentos - elogiou o professor.
Chão, chute, soco, saco, pulo...Para ter corpo e disposição invejáveis, não é moleza. Dudu precisou ganhar dois quilos só de músculos e, pela primeira vez na vida, levantou peso. São quatro dias de muita musculação por semana, além dos treinos intensos com Arona.
- Eu me sinto representando os lutadores. O que é muito gratificante pra mim, é encontrar caras como Minotauro, Minotouro, e receber deles um retorno positivo. Perceber que eu estou conseguindo mostrar pras pessoas um lado muito positivo do esporte - disse o ator.
Dudu afirmou que tem recebido muito apoio dos espectadores na rua para que Wallace Mu volte aos ringues para lutar na trama. E claro, ele quer um final feliz para o seu personagem.
- Quero que ele conquiste um título. Eu saio nas ruas e vejo que as crianças têm no Wallace uma espécie de herói. Isso é tão gostoso, tão bom. Fazer um personagem que leva mensagens positivas, que mexe com as pessoas. As pessoas me cercam na rua e perguntam: e aí, vai voltar a lutar? Você tem que voltar, não pode ficar doente - contou o ator, esperançoso para saber o final de Wallace.
Mas se o futuro de Wallace é incerto, o de Dudu é diferente. O ator revela que não vai perder esse UFC Rio:
- Esse não vai ter como me escapar. Vou estar lá com certeza - finalizou.